FRITZ MÜLLER 200 ANOS
Voltar

Fritz Müller 200 anos: Blumenau celebra o bicentenário do naturalista até dezembro



O imigrante alemão chegou a Santa Catarina em 1852, aos 30 anos

CONTEÚDO ESPECIAL, PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU, BLUMENAU

08/04/2022 ÀS 17H51 - Atualizado Há 4 semanas

O imigrante alemão Johann Friedrich Theodor Muller (1822-2022), como era seu nome completo, chegou a Santa Catarina em 1852, aos 30 anos. Procurou se instalar na recém-fundada colônia de imigrantes alemães, onde hoje se ergue a cidade de Blumenau. Chegou ao Brasil com uma sólida formação acadêmica em história natural e medicina, obtida na Alemanha.

Müller chegou a Santa Catarina em 1852, aos 30 anos – Foto: (Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais)Müller chegou a Santa Catarina em 1852, aos 30 anos – Foto: (Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais)

O contato íntimo com a natureza selvagem da nova pátria proporcionou a Müller possibilidades de exercitar seu perspicaz espírito observador. Com suas descobertas contribuiu, mesmo sem recursos materiais especializados, durante 45 anos ininterruptos para o desenvolvimento da história natural ou biologia.

Programação especial celebra o bicentenário do naturalista até dezembro

A programação alusiva às celebrações do bicentenário do naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Muller, que começou no último dia 3 de março, segue até dezembro nos mais variados locais da cidade de Blumenau. Os eventos vão abranger Blumenau, Florianópolis e Brasília, entre outros municípios brasileiros e até no Exterior.

No último dia 10 de março, foi aberta ao público a exposição “O sábio mais modesto”, na Sala Elke Hering do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – Rua XV de Novembro, 161, Centro. O evento faz parte da 1ª Temporada de Exposições 2022 que contará com outras mostras com visitação gratuita até o dia 21 de abril.

Também para marcar os 200 anos do naturalista alemão, a seção Memória Digital vai divulgar até 21 de maio curiosidades sobre a vida e obra desse personagem. O material será disponibilizado no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais.

Procuram-se descendentes

Em comemoração ao Bicentenário de Fritz Müller, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, lançou uma campanha para encontrar os descendentes do naturalista alemão. O objetivo é completar a catalogação da genealogia da família, também como forma de manter viva a memória do pesquisador.

Fritz Müller teve dez filhos com a esposa Carolina, sendo que um menino faleceu ainda nas primeiras horas de vida. Das outras nove filhas, apenas três constituíram família.

“Como, na cultura da época, a mulher ficava com o sobrenome do marido, os descendentes de Fritz não carregaram o Müller. Assim, pessoas com sobrenomes como Lorenz, Paul, Schmidt, Schneider, Altenburg entre outros, podem descender do famoso naturalista”, observou o secretário Rodrigo Ramos.

Quem identificar relações de parentesco com alguma das famílias listadas a seguir, pode procurar a Secretaria de Cultura, pelo e-mail: arquivohistorico@blumenau.sc.gov.br e assim ajudar a completar essa história.

Para saber mais sobre Fritz Müller, acesse o site.

Fonte: https://ndmais.com.br/cultura/fritz-muller-200-anos-blumenau-celebra-o-bicentenario-do-naturalista-ate-dezembro/